Cirúrgica Fernandes dobra a produção após implantação do WMS ALCIS
Distribuidora de produtos médico-hospitalares utiliza sistema ALCIS desde 2007 e comenta sobre o sucesso da operação.
Referência no segmento de produtos médico-hospitalares, a Cirúrgica Fernandes está presente no Brasil desde 1946.
Com o Centro de Distribuição localizado em Santana de Parnaíba – SP e atuando em todo o território nacional, a empresa trabalha com importação e distribuição de produtos correlatos e produtos de higiene. O CD possui 25.393,00 m² com 15.874,51 m² de área construída.
Com uma área de mais de 6000m² de armazenamento verticalizado, a empresa pode garantir a entrega mesmo quando o próprio fabricante enfrenta condições de desabastecimento momentâneo de produto.
Atualmente a Cirúrgica Fernandes possui 22.000 clientes, entre eles: Instituições de saúde públicas e privadas, distribuidores e profissionais liberais. É uma das pioneiras na obtenção do Certificado de Boas Práticas de Armazenamento e Distribuição, o que evidencia ainda mais a sua constante busca pela excelência de seu atendimento.
A empresa conta com 220 funcionários próprios e 120 empresas de representação comercial.
Em 2007 a Cirúrgica Fernandes estava em busca de um sistema que tratasse as maiores dificuldades que possuíam, entre elas:
- Falta de controle de lote e validade
- Racionalização precária do armazenamento
- Demanda maior de tempo nos processos de recebimento
- Separação e expedição
- Falta de padronização dos processos
- Número significativo de trocas e inversões de produtos
- Dependência demasiada do desempenho pessoal do funcionário
- Falta de efetividade na execução das atividades e inúmeros retrabalhos.
Após analisar todas as empresas fornecedoras de WMS, a Cirúrgica Fernandes optou pela ALCIS, pois o sistema da ALCIS apresentou uma aderência muito alta para os processos que a empresa desejava implementar em sua operação.
A ALCIS é uma empresa brasileira que vem há 20 anos desenvolvendo e comercializando softwares para logística. Com mais de 90 clientes e mais de 200 sites instalados, a empresa oferece soluções modernas que visam reduzir custos para seus clientes. Seu principal produto, o WMS ALCIS, se integra a módulos que facilitam e otimizam as operações nos centros de distribuições e armazéns.
“A Cirúrgica Fernandes tem uma responsabilidade muito grande nos produtos que ela distribui, pois, por se tratar de materiais cirúrgico e hospitalares, o controle de qualidade destes materiais e a rastreabilidade de seu lote são importantíssimos. Por conta destas necessidades, a Alcis em parceria com a CF desenvolveu funcionalidades robustas de controle de lote, inclusive em áreas de picking fixo, para garantir a total rastreabilidade e com isso garantir um rápido recall, caso fosse necessário. A CF nos ajudou a desenvolver um WMS muito mais adequado aos mercados de medicamentos e correlatos”, diz Alessandra Maria Di Sicco, diretora comercial da Alcis.
Com um sistema de gerenciamento de armazém (WMS ALCIS) totalmente informatizado e tendo todas as suas operações procedimentadas, a Cirúrgica Fernandes pode garantir as condições do produto que comercializa desde a qualificação de cada fabricante como fornecedor, manutenção dessa habilitação, inspeção contínua dos produtos recebidos, armazenados e expedidos, garantia de condições ideais de armazenamento e do manuseio totalmente monitorado.
“Tem sido uma relação de quase 10 anos com uma satisfação enorme para nossos objetivos e resultados. O WMS ALCIS atende bem nossas necessidades operacionais e eleva o nível de performance da nossa operação, onde nossos processos são coesos e sincronizados. Pelo fato de o WMS ser “parrudo” e “sem frescura”, nós não temos gaps em nossa operação. Além disso hoje temos o Dashboard alinhado ao WMS que nos faz ter uma visão online da operação”, comenta Wagner Paixão, gerente de logística da Cirúrgica Fernandes.
A Cirúrgica Fernandes possui também processos como nacionalização, fracionamento, rotulagem personalizada para o cliente, gravação de instrumentais, e o WMS ALCIS se encaixa perfeitamente nesses processos.
“Após a implantação do WMS ALCIS, a nossa produtividade aumentou demais. Hoje produzimos o dobro do que era produzido sem o WMS. Além disso, hoje temos total controle dos saldos, lotes e validades dos nossos produtos”, diz Wagner.
Dados da operação da Cirúrgica Fernandes:
- 12 mil posições porta-pallets
- 5.600 endereços de picking
- Expedição de 550 pedidos/dia
- Recebimento de 4 mil volumes/dia
- Movimentação diária de 250 pallets
“Além do forte apoio que a Alcis nos dá como cliente, ainda contamos com os treinamentos que a ALCIS fornece para os clientes. Estes são extremamente importantes, pois nos permitem atualizar as ferramentas e saber para onde o mercado está apontando. A ALCIS nos últimos 2 anos evoluiu muito em suas soluções e isso faz com que queiramos nos atualizar. Vamos já nesse ano passar um processo de atualização de versão e melhorar ainda mais nosso desempenho operacional”, completa Wagner.
“Há quase uma década temos assistido ao grande crescimento quantitativo e qualitativo exigido pela logística da CF. E é com grande satisfação e orgulho que podemos tê-los como um grande parceiro. E grande mesmo: no segmento de materiais cirúrgicos são líderes nacionais. Podem contar conosco para as próximas décadas”, diz Luiz Rêgo, CEO da Alcis.