Sobre a empresa
Criada em 2007, a Transportadora De Santa começou sua história com uma pequena frota para atender um único cliente do ramo de plásticos, oportunidade criada através do excelente atendimento que prestava as transportadoras que terceirizavam seu serviço.
Em 2009 ingressou no transporte de produtos químicos, firmando parcerias com empresas do ramo, e se consolida no mercado de transporte de cargas.
Dando mais um passo na ampliação de seus negócios, em março de 2017, visando dar soluções completas para o mercado, ingressou no ramo de logística integrada com a inauguração em agosto de 2017, da sua unidade de armazenagem em Sumaré/SP.
A empresa possui clientes como Ciena, 3M do Brasil, Indústria Química Anastácio, MundiQuimica, Baruquimica, JBS, L’occitane, Tec Vidro, Buntech.
Infraestrutura
A empresa possui 2 unidades: a Matriz, localizada em São Paulo com ênfase no transporte, e a Filial localizada em Sumaré-SP com ênfase na armazenagem.
O Centro de Distribuição da De Santa possui 7.500m², com 4 mil posições/paletes verticalizadas e 1.500 posições blocadas.
A De Santa conta com uma total estrutura de segurança para os produtos químicos que opera. Possui uma brigada de incêndio composta por 5 colaboradores, equipamentos contra incêndio, kits de emergência em caso de derramamento, adquiridos pela Ambipar.
Além disso, a empresa possui contrato com a Ambipar, em caso de alguma emergência (derramamento, caminhão tombar, etc).
Os colaboradores e terceiros utilizam todos os tipos de EPIs necessários para o recebimento e expedição de materiais.
A De Santa possui todas as licenças exigidas para o armazenamento e transporte de produtos químicos como (PC, PF, EB, IBAMA, MINISTÉRIO DA AGRICULTURA (MAPA), CETESB).
Possui também a licença da ANVISA e da SASSMAQ.
Operação
A De Santa utiliza dois softwares essenciais para que a operação seja automatizada e totalmente controlada.
São eles: TMS e WMS
TMS SSW
O Sistema SSW permite que a De Santa Log troque informações com seus clientes das seguintes formas:
- Ocorrências via e-mail – Envio automático de informações de ocorrências com a mercadoria ao cliente, via e-mail, disparados automaticamente.
- Rastreamento de cargas pela Internet – Clientes localizam suas mercadorias em todas as fases do transporte, em tempo real.
- Comprovante de Entrega – Imagens dos Comprovantes de Entrega são disponibilizados logo após efetuada a entrega no destinatário.
- Acesso direto ao sistema – Possibilidade de liberação do acesso ao Sistema SSW ao cliente proporcionando integração total com a De Santa Log.
- EDI – Troca de arquivos EDI (Notas Fiscais, embarcados, ocorrências, pré-faturas, etc.) com qualquer cliente, via e-mail, FTP ou webservice. O disparo dos arquivos pode ocorrer automaticamente, inclusive na data de hoje.
- XML – Arquivos XML da DANFE podem ser recepcionados pela De Santa Log para geração de CT-e.s
automaticamente.
WMS ALCIS
As funções principais do WMS ALCIS na operação da De Santa são:
- Garantir o acompanhamento da mercadoria desde o recebimento até a expedição
- Facilitar a interface de dados / informações com o sistema de informações do cliente
- Monitorar todo o processo operacional
- Aumentar a eficácia das ações gerenciais
- Planejar e centralizar o recebimento e a expedição das mercadorias
- Planejar as atividades de acordo com os recursos ou prioridades
- Controle de data de validade, lote de fabricação e número de série entre outras possibilidades
- Extração de dados para construção de KPI’s Operacionais (Dashboard)
Armazenagem
Uma etiqueta é impressa com DUN 14 ou Qrcode (bidimensional) com todos os dados da mercadoria.
Os dados da etiqueta podem conter: N° da nota fiscal, Quantidade de volumes, Peso, Lote/data de validade, entre outras opções.
Separação do Produto
A separação de produtos é realizada com coletores de dados. O funcionário recebe na tela do coletor todas as informações do produto, endereço a ser coletado e informações do pedido.
Através do coletor efetua-se a baixa do produto no estoque, garantindo assim acuracidade e agilidade ao processo.
Conferência
Toda movimentação de produtos é feita através de coletores que conferem com as informações das Danfe’s, para efetivar o recebimento, armazenagem ou expedição dos produtos.
Inventário
Os inventários podem ser feitos, total, parcial ou rotativo, criando assim planos de inventário por produtos, por área pré determinada ou por área de armazenagem.
“A De Santa tem um relacionamento muito estreito com seus provedores de sistema, como a Alcis por exemplo. Com a implantação das etiquetas Datamatrix, a melhoria no controle operacional e de estoque, sem dúvidas agregou muito em nossa operação. Além disso, houve o ganho de produtividade individual, pois a alimentação do estoque é através do sistema e não por planilhas. A apresentação de resultado on time ao cliente agregou ainda mais na fidelização com o cliente. Vale salientar que a equipe Alcis está sempre pronta a desenvolver novas funcionalidades em parceria conosco, personalizando o sistema para a necessidade de nossos clientes” – Thalita Gimenes, coordenadora comercial da De Santa.
Principais Ganhos da Operação
Principais ganhos com o TMS SSW:
• Emissão de manifesto
• Rastreabilidade de veículo
• Acompanhamento de entrega, prazo de entrega, rastreabilidade de veículo
• Relatório gerencial
• Comprovante de entrega
• Acesso de cliente
• Emissão de guia fiscal.
Principais ganhos com a utilização do WMS ALCIS:
• 100% de acuracidade na operação
• Aumento de produtividade com a automatização de processos
• Uso de coletores de dados ao invés de papel
• Informações instantâneas pelo Dashboard
• Controle de estoque mais confiável e gerenciável
• Operação de alto controle, onde todas as informações do produto (9 no total) são inseridas em um datamatrix, agilizando a operação com apenas um bipe para coletar as informações de recebimento, inventário e expedição
• Redução de tempo de inventário de 5 para 2 dias com o uso do datamatrix, aumentando a quantidade de dias livres para faturamento do cliente
• O sistema realiza todas as conciliações fiscais exigidas por lei e libera o recebimento físico “cego”
• O Módulo Fiscal do WMS realiza a emissão da nota de devolução de armazenagem, ou conta e ordem, de acordo com as regras de tributação parametrizadas.
“Através de sistemas como o WMS ALCIS, conseguimos um inventário em menor tempo e com mais eficácia. Houve a otimização de processos, distribuição de estoque, além da melhor utilização da área de armazenagem. Estamos em constante mudança, de forma que possamos atender da melhor forma possível nossos clientes. O pronto atendimento do pós-venda para desenvolvimentos e customizações da Alcis faz toda a diferença. Isso nos traz confiança em abrir novos cases, obtendo assim, um crescimento contínuo” – Flávio Gimenes, diretor geral da De Santa.
“A De Santa é um operador logístico que demonstra seu comprometimento com o nível de serviço prestado aos seus clientes, estão sempre buscando melhores práticas e inovação que possam agregar cada vez mais eficiência operacional e agilidade nos atendimentos. Temos muito orgulho de sermos provedores de serviços desta empresa, pois ela comunga com nossos objetivos no aprimoramento dos nossos produtos” – Alessandra Di Sicco, diretora comercial da Alcis.