Há 50 anos no mercado, a TEGMA é um dos maiores operadores logísticos do Brasil. A companhia é especializada em operações complexas e de alta criticidade para empresas de setores de alto valor agregado, oferecendo uma gama completa de serviços, com foco em logística de veículos e logística integrada.

A TEGMA é a maior operadora da América Latina voltada para o transporte de veículos zero-quilômetro, movimentando por ano mais de 750 mil de unidades, o que a posiciona como um player estratégico do outbound automotivo.

Com atuação em todo o território nacional, a TEGMA possui 50 filiais estrategicamente localizadas, totalizando 1,7 milhões de metros quadrados de pátios e 65 mil metros quadrados de armazéns. Em suas operações, a companhia gerencia mais de 1.500 equipamentos próprios e de terceiros e emprega cerca de 2 mil colaboradores diretos.

Como era o controle da Tegma antes de adquirir o Gestão de Pátio Alcis?

Todo o processo de gestão de pátio da Tegma era realizado de maneira controlada, porém manual. Os softwares ofereciam pouca flexibilidade de configuração, e acabavam prejudicando a produtividade das equipes e a agilidade das operações.

O processo ocorria da seguinte forma:

  • Confirmação de uso de vaga correta.
  • Equipes segregadas por tipo de atividade.
  • As vagas só constavam como disponível no sistema, quando o veículo embarcava.
  • Para fazer o inventário era necessário parar a operação.
  • Cargas divididas entre as transportadoras, através de notas fiscais já impressas.
  • Movimentações organizadas por etiquetas impressas, que eram processadas posteriormente.

Funções do Gestão de Pátio Alcis

O Sistema de Gestão de Pátio de Veículos (YMS) é um software que gerencia todos os recebimentos, armazenagens e saídas dos modelos dentro do pátio de veículos do cliente.

Sua estrutura técnica é baseada em conceitos de WMS onde aplicam boas práticas de “gestão de estoque” para montar a estrutura principal de processos.

Neste modelo, o sistema trata os devidos controles dos veículos quando recebidos através da leitura de seu chassi. A informação é mantida em qualquer processo durante a permanência no pátio, ou seja, o chassi é considerado como o principal identificador e rastreador de informação. Devido a importância da informação, é fundamental que a coleta da informação durante o recebimento seja executada através do uso de algum dispositivo de captura de código de barras. O sistema oferece possibilidade tanto com coletores de radiofrequência como também com smartphones e tablets. Com isso se garante o máximo de qualidade na operação de entrada e a Tegma se beneficia da informação em todo o processo.

O diferencial do sistema é a distribuição da mão de obra e execução de atividade por proximidade, prioridade ou simplesmente por perfil, permitindo que o gestor da área decida que processo será priorizado. A partir desta priorização, as filas de tarefas são ajustadas automaticamente conforme as alterações realizadas. Isso assegura a otimização do emprego da mão-de-obra operacional. Porém, a coleta de dados em campo, durante a execução das atividades, deveria ser tomada por dispositivos mobile (smartphones) e adotou-se a solução TrackerUp.

Ganhos após a implantação do Gestão de Pátio Alcis

Após a implementação do software, todos os processos de gestão de pátio passaram a ser realizados de maneira controlada e em tempo real, e ganharam flexibilidade de configuração, aumentando a produtividade das equipes e a agilidade das operações.

Atualmente são atendidos os fluxos: Agendamento, Portaria, Dados Mestres, Recebimento, Parqueamento e Movimentação, Portal de Cargas, Faturamento, Avarias e Inventário.

Benefícios:

  • O sistema YMS envia a vaga correta e o colaborador, ao parquear o veículo, confirma a vaga no sistema.
  • Todas as equipes fazem todas as operações: recebimento, expedição, movimentação, etc.
  • Assim que o veículo é movimentado para o bolsão de expedição, o colaborador já atualiza o sistema e a vaga fica disponível imediatamente.
  • É possível fazer o inventário cíclico durante a operação, com a opção de “escanear” uma única fila por vez.
  • Os transportadores recebem um login e senha para acessar o portal do sistema, que já informa todas as notas faturadas disponíveis e, então, podem montar a carga no próprio sistema.
  • No YMS todas as tarefas, via mobile, são on-line e realizadas com a leitura do código de barras do chassi do veículo, disponibilizado pela montadora na saída da linha de produção.
  • O sistema mede a performance dos motoristas através de indicadores.
  • YMS também parametriza locais com prioridade de parqueamento por modelo de veículo (morfologia/família).
  • YMS trata de regra específica para veículos para exportação, onde uma vez recebidos, eles são direcionados a pátio específico.

Ganhos:

  • Segurança: impossibilidade de violação;
  • Inovação: processo sustentável;
  • Agilidade: relatórios chegavam a demorar 30 dias para serem recebidos e passaram a ser em real-time,