Centro Logístico Industrial Aduaneiro de Pouso Alegre implanta WMS dentro das conformidades da Receita Federal
O CLIA SUL DE MINAS está sediado na Rodovia Fernão Dias BR-381, km 848, Bairro Ipiranga em Pouso Alegre – MG, estrategicamente localizado no centro dos principais portos e aeroportos da região sudeste.
Pouso Alegre é considerada a primeira grande cidade do Sul de Minas Gerais, localizada a menos de 200 km da cidade de São Paulo e a menos de 400 km do Rio de Janeiro e de Belo Horizonte.
O CLIA SUL é o último Centro Logístico Industrial Aduaneiro registrado no Brasil e está em sua primeira fase do projeto, portanto atua em sua área provisória, a qual está localizada em uma área de cerca de 35.000m², possuindo dois CD’s e áreas de apoio de aproximadamente 8.000m².
Ele possui certa similaridade com o modo de operação com os Portos Secos ou EADI’s, estando associado a atividades relacionadas à administração de mercadorias em áreas sob a supervisão da Receita Federal do Brasil (RFB). Ele é a porta de entrada ou saída de mercadorias do país, requerendo a atuação da RFB e de diversos órgãos anuentes.
Oferece uma vasta gama de serviços, tais como: nacionalização de produtos importados, entreposto aduaneiro, admissão temporária, drawback, exportação temporária, depósito alfandegado certificado, depósito especial, tropicalização de materiais, unitização e desunitização de cargas, entre outros. Em suma, são áreas de passagem para o comércio internacional. Adicionalmente, nestas áreas podem ser feitos diversos projetos, estudos e atividades que permitem agregar competitividade aos produtos.
O projeto do CLIA SUL começou em 2013 e obteve o Ato Declaratório Executivo de licenciamento e alfandegamento emitido pela SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL na 6ª RF Divisão de Administração Aduaneira – Diana/SRRF06, no dia 20 de julho deste ano, sendo fruto da ideia de montar um Centro Logístico Industrial e Aduaneiro (CLIA) em uma das regiões mais ricas e ativas na economia de nosso país, que tinha uma demanda reprimida.
Os clientes que buscam o CLIA SUL, são das mais diversas áreas, tais como: alimentícia, farmacêutica, química fina, tecnologia, equipamentos, cosméticos, entre outros. A região tem tradição em diversos segmentos, os mais diversos.
O WMS ALCIS ADUANEIRO é especializado no tratamento em Recinto Alfandegado, trata o Ato Declaratório nº 2, assim como o entreposto aduaneiro, DAC-DUB, exportação, reexportação de entreposto e consumo, entrega antecipada, parte-lote, admissão temporária, DI Única, REDEX, e AEROPORTOS. Trata também toda a documentação, desde a portaria, com uso ou não de balanças sequenciais, ocorrências, avarias, não conformidades, canais de inspeção, volumes e itens. Faz a gestão de pátio, contêineres e uso de tomada (para container Reefer ou Cooler), possibilitando a emissão dos relatórios existentes no sistema.
Atende toda a complexidade dos processos de desova, nacionalização e estufagem.
Através do módulo de Faturamento, aponta em tempo real todos os componentes da precificação de seu faturamento, permitindo a cobrança pelos serviços de forma rápida e correta.
“A consultoria Kimera nos apoiou na seleção das possíveis empresas que pudessem nos providenciar um WMS Aduaneiro e, dentro desta seleção, a Alcis apresentou a melhor aderência, técnica, funcional e comercial. Reforçamos também que nas diversas auditorias sofridas junto aos órgãos anuentes, a Alcis demonstrou toda sua capacidade surpreendendo inclusive os auditores do processo com sua riqueza de detalhes e amplitude de possibilidades. Estamos muito satisfeitos com nossa escolha”, diz David Maciel Filho, CEO do CLIA SUL.
“Começamos nossa parceria com o CLIA SUL na concepção da ideia e fomos de mãos dadas até o alfandegamento. Estamos felizes de fazermos parte da família do CLIA SUL e orgulhosos do trabalho dedicado e competente realizado pelas equipes de projetos de ambas as empresas”, diz Alessandra Di Sicco, diretora comercial da ALCIS.