Implementar um sistema de gerenciamento de armazém pode economizar tempo e dinheiro para empresas grandes e pequenas. É um mantra da indústria WMS, e você vai continuar ouvindo, porque é verdade.

Agora, cada fornecedor de WMS terá sua própria estimativa de quanto o cliente típico economiza. A variação aqui pode fazer algumas alegações parecerem pouco claras ou improváveis. Assim, após alguns minutos do seu tempo mostraremos algumas áreas em que você pode começar a economizar hoje graças a uma implementação do WMS.

MELHOR EFICIÊNCIA

A implementação do WMS quase sempre inclui uma revisão de seus pedidos e ordem de separação. No entanto, muitas opções modernas também incluem relatórios sobre rotas de picking e alocação de espaço, fazendo sugestões para você ajustar seu layout para aproveitar ao máximo seu espaço. Os pedidos são escolhidos com mais rapidez e precisão, com cada pedido também colocando menos estresse em sua equipe.

MAIOR CONTROLE DE ESTOQUE

Quebra de estoque pode custar vendas. Uma área central para o ROI do WMS é a mitigação das perdas por indisponibilidade de estoque. Seu WMS pode gerar lembretes quando os níveis diminuem ou até mesmo automatizam o processo de sugestão de compra, para que você nunca mais fique sem estoques.

VISIBILIDADE DA CADEIA DE SUPRIMENTOS

O WMS gera quantidades significativas de dados que você e seus parceiros podem usar para melhorar suas operações. O ponto crucial desse compartilhamento e da visibilidade que ele traz é o intercâmbio eletrônico de dados, ou EDI (também conhecido como interfaces). Um EDI é uma ferramenta padronizada que garante que os dados coletados e compartilhados possam ser usados por seus parceiros e o mesmo com os dados disponibilizados por eles.

EDIs dentro de um WMS podem ajudar a reduzir a burocracia, rastrear adequadamente os produtos à medida que passam pela cadeia de suprimentos, gerar um registro auditável dos materiais em trânsito e podem ser usados para criar alertas para mudanças que possam afetar seu tempo de recebimento.

REDUÇÃO NOS ERROS DE PICKING E EMBARQUE

Um WMS introduz uma variedade de verificações no processo para o seu picking. Os pedidos não só são uniformes e mais fáceis de ler, mas normalmente exigem que os separadores verifiquem cada item à medida que é adicionado a um pedido. A redução de custos do WMS ajuda a reduzir as vendas perdidas, os custos adicionais de remessa (devolução), reembalagem e custos de mão de obra do armazém.

Alguns erros ainda ocorrerão, seja de sua parte ou de um cliente. As economias em WMS ainda se aplicam porque facilitam o processamento de devoluções com protocolos de logística reversa estabelecidos, reduzindo o tempo necessário para atender às preocupações do cliente e devolver os itens ao estoque disponível.

INTEGRAÇÕES DE PARCEIROS

Suas economias em WMS podem se estender às atividades de envio graças à integração direta com os parceiros da operação. Isso permite que você otimize as remessas com base no custo de localização e nos prazos, melhorando o atendimento ao cliente e economizando seu dinheiro.

OLHE PARA SIMPLIFICAR A COMPLEXIDADE

As maiores áreas de economia tendem a ser as mais complexas para um depósito pequeno ou médio: as planilhas grandes que ocupam uma tabela inteira, as horas que seu warehouse precisa para interromper o processamento de pedidos para fazer contagens de estoque e as chamadas constantes para atendimento ao cliente ou para determinar os preços de envio.

Quando você simplifica um problema longo ou complexo, aumenta seu potencial de economia, reduzindo o custo necessário para concluir uma tarefa e também aumentando a produtividade que permite gerar mais receita a cada dia.

É o melhor contexto para entender seu potencial para economizar.