“Precisão de inventário melhorada” é o grande destaque em quase todas as listas de benefícios do WMS.
Sem dúvida, o controle de estoque e as melhorias na contagem cíclica se traduzem em retornos de reais que entram no resultado final.
Sem a expectativa de estoques altamente precisos, as perdas de estoque nunca podem ser investigadas e eliminadas.
Com inventários imprecisos, os planejadores de demanda começam a adicionar um fator de justificativa “just in case” que impulsiona o investimento atual em ativos. Com inventários imprecisos, as pessoas simplesmente tomam decisões erradas. Eles prometem entregas ao cliente em quantidades que não existem ou solicitam o reabastecimento de quantidades que já existem em quantidades suficientes.
TODOS OS OUTROS BENEFÍCIOS DO WMS SÃO BASEADOS EM CONTAGENS PRECISAS
O que ocorre com o WMS que resulta em melhor precisão de inventário? À primeira vista, pode parecer uma afirmação vazia. Não há nada particularmente revolucionário que tenha acontecido na indústria de software que altere o jogo ao registrar as quantidades que são recebidas, que quantidades são enviadas e onde as quantidades estão localizadas.
A precisão do inventário quase sempre melhora com um WMS, simplesmente porque todos os outros benefícios do WMS são baseados em contagens de estoque precisas.
CONTAGEM CÍCLICA QUALIFICADA
A chave para melhorias sustentadas e significativas na precisão do inventário é tornar-se qualificado na contagem cíclica.
“Contagem cíclica qualificada” significa mais do que apenas ajustar inventários de WMS quando eles não concordam com a contagem física.
A contagem cíclica qualificada exige a documentação de discrepâncias. O acompanhamento inclui investigação e implementação de ações corretivas no processo. Melhorias no processo a partir de uma pequena amostra podem ser aplicadas ao todo através da padronização do processo. Por meio da melhoria sistemática do processo, as discrepâncias se tornam menores e a frequência das contagens cíclica necessárias diminui.
Infelizmente, o número de ciclos de muitas organizações, nunca se torna qualificado para isso. Quando isso acontece, o processo de contagem cíclica é visto como um fim em si mesmo, em vez de uma ferramenta de melhoria de processos.
Quando é necessário um melhor controle de estoque, a única alavanca é aumentar a frequência da contagem cíclica. Nesse cenário, controle de estoque não está realmente melhorando em tudo, a correção de inventário está simplesmente ocorrendo a uma velocidade maior.
As perdas de estoque não são reduzidas: eles serão contados em incrementos menores com mais frequência.
QUESTÕES DE DISCIPLINA TRANSACIONAL
A matemática prática diz que não é preciso muito mais recursos para operar um sistema de controle de estoque, com um esforço de melhoria de processo ativo, do que para a contagem cíclica com mais frequência.
Muitas vezes, algo tão básico quanto agendar uma reunião semanal para analisar as três maiores variações de contagem cíclica pode gerar benefícios desproporcionais. Como as pessoas entendem que a disciplina transacional é importante, ninguém quer ser a pessoa na reunião que explica quem não fez o seu trabalho.
O controle de estoque é conceitualmente simples:
- Relate o que entra;
- Relate o que sai;
- E a diferença permanece.
O mundo real é tudo, menos simples. Quantidades imprecisas podem ser recebidas, os produtos podem alterar as identidades dentro do depósito, os produtos acabados podem ser devolvidos à produção e os produtos enviados podem ser devolvidos ao depósito.
A premissa central permanece. Para obter o retorno total do seu WMS, um bom controle de estoque é um requisito, e a contagem cíclica é a ferramenta que ajuda a alcançá-lo.