Seu projeto de seleção do WMS está perto de terminar.

Você provavelmente já escolheu um favorito, no máximo,existem alguns candidatos possíveis.

Essa compra do WMS é uma decisão da qual sua empresa viverá com um longo período de tempo, portanto, tome uma boa decisão.

ANALISE AS DEMONSTRAÇÕES

Peça a cada pessoa da sua equipe de seleção para preencher um formulário de demonstração.

Liste todos os seus requisitos. Cada pessoa deve classificar o quão bem essa demonstração atendeu às suas necessidades, uma por uma.

Use uma escala numérica – 5 pontos – para corresponder perfeitamente às suas necessidades e 1 ponto para mal abordar o requisito.

Os sistemas irão pontuar bem em alguns requisitos e não tão bem em outros.

VERIFIQUE AS REFERÊNCIAS CUIDADOSAMENTE

Antes de adquirir um WMS, desenvolva outra matriz para classificar como outras empresas estão satisfeitas com o software.

Preste muita atenção para aqueles com requisitos semelhantes aos seus. Se tivessem que fazer a escolha novamente, o que poderiam fazer de diferente?

As referências podem dizer muito além de qualquer demonstração ou proposta de vendas.

Quão satisfeitos eles estão com o suporte fornecido? Eles descobriram custos inesperados após a escolha deles? Quando começaram a usar o sistema, ele funcionou tão bem quanto o esperado? Quanto tempo demorou a implementação? Quais recursos eles empregaram durante a implementação?

Tente usar pontuações numéricas em cada ponto em que a pontuação mais alta é a melhor escolha para o seu WMS.

VERIFIQUE SEU INSTINTO

Todas as suas melhores análises podem apontar para um WMS, mas você ainda tem um sentimento desagradável. Esse sentimento é muito importante – preste atenção!

E os outros membros da sua equipe? Eles têm o mesmo sentimento? Você consegue identificar especificamente por que você tem esse sentimento?

Mesmo se esta for a primeira vez que analisa um WMS, esta não é a primeira decisão difícil que você tomou.

Há um velho ditado: se algo cheira mal, provavelmente é.

ELABORE SEU ROI PROJETADO

Você tem todos os fatores de custo e o tempo dessas despesas.

Veja novamente os benefícios que você espera para atender às suas necessidades.

Você sabe muito mais agora do que você fez algumas semanas atrás. Seu benefício poderia ter melhorado.

Calcule o retorno do investimento para cada WMS concorrente.

Sua empresa tem um ROI de limite. Seus fornecedores do WMS atendem a esse limite? Qual deles tem o melhor retorno? Esse WMS é o mesmo que obteve a maior pontuação na matriz de demonstração e referência?

OBTENHA APROVAÇÃO EXECUTIVA

Apresente suas análises ao seu patrocinador executivo e à alta gerência. Eles podem apresentar perguntas para serem levadas de volta a seus possíveis fornecedores. Eles também podem concordar completamente com sua recomendação.

Antes de fechar a compra do WMS, planeje iniciar as negociações com o principal concorrente.

Quais melhores termos você pode alcançar? Quem irá liderar sua equipe de negociação?

Este último passo é o mais importante. A equipe executiva deve apoiar sua implementação para qualquer chance de sucesso.

PROFISSIONALISMO E RESPEITO

Quando definido quem será o fornecedor de WMS para sua empresa, lembre-se de contatar os fornecedores não escolhidos e informá-los que não foram os escolhidos, se possível porquê não foram e agradecer o empenho. Lembre-se de que no futuro poderão ser novamente consultados para outras oportunidades.