Como encontrar o melhor WMS para você? Coloque todos as soluções que você está considerando uns contra os outros e escolha a última plataforma que restar.
Para fazer isso, você precisará enviar uma solicitação de proposta (RFP). Esses documentos devem ser incrivelmente abrangentes e difíceis de criar. Aqui está uma visão geral rápida para você começar.
Funcionalidade que você precisa
Aqui é onde você lista o que você quer, precisa e gostaria de ter em um mundo perfeito. Estruture seus requisitos e perguntas seguindo as principais funcionalidades e segmentos de sua empresa. Cada processo precisa de sua própria seção para que você expanda as necessidades e dê aos fornecedores uma chance de explicar seus valores e diferenciais.
Alguns segmentos para considerar e fornecer uma variedade de perguntas, métricas e requisitos incluem:
- Recebimento
- Armazenagem
- Gestão de pátio
- Gestão de ativos
- Gestão de inventário
- Controle de qualidade
- Picking
- Embalagem
- Expedição
- Gestão de desempenho
- Alertas
- Conferências
- Multi-proprietários de estoque (depositantes)
Requisitos de tecnologia necessários que você já tem
Infraestrutura física
Liste os itens físicos que você usa em seu armazém para ter certeza de que tudo é suportado, além de perguntar sobre quais itens adicionais são cobertos no WMS do fornecedor. Você não está pensando apenas em PCs e caminhões, mas também em sensores RFID e em robôs de armazém.
Software em uso
Esta seção da sua RFP deve abordar o software que você possui e o software com o qual a plataforma pode interagir no futuro. Pergunte sobre diferentes camadas de suporte em cada versão do seu WMS, concentrando-se em aplicativos, bem como em sistemas operacionais.
Revise seus requisitos de servidor e pergunte sobre o suporte em sistemas, bem como entre armazéns. Você precisa de sistemas que possam compartilhar um único banco de dados, mas você também pode ter middleware e outros aplicativos que deseja compartilhar.
Arquitetura de hardware
Este é o seu espaço para perguntar sobre os requisitos do servidor, implantações na nuvem, opções de virtualização e muito mais. Veja as redes de clientes e fornecedores, bem como os recursos de segurança da plataforma. Você quer ter certeza de que pode escalar o WMS para cima e para baixo conforme necessário, sem oscilações nos tempos de atividade, segurança, backups de informações e opções de suporte físico, como fontes de alimentação redundantes.
Integrações necessárias, especialmente ERP
A integração com sistemas existentes é um requisito de funcionalidade essencial de qualquer WMS inteligente e indispensável para manter suas operações funcionando sem problemas. Para a sua RFP, é hora de olhar exatamente quais sistemas você tem e deve se conectar, depois mergulhe um pouco mais para garantir o sucesso da integração.
Especificamente, você precisa primeiro listar as plataformas para integrar e seu ERP e provavelmente seu CRM, são requisitos absolutos.
Depois de fornecer uma lista de verificação de quais sistemas eles precisam, faça perguntas sobre o processo e sua experiência com cada sistema. Pergunte sobre sucessos passados, número de integrações que eles realizaram e seu plano de negócios para integração com suas plataformas, bem como como eles o ajudam a adicionar novos clientes.
Se você tiver requisitos especiais de WMS, certifique-se de tocar neles aqui também.
Informações da empresa do seu fornecedor
Por fim, tenha uma ideia da empresa em geral que está respondendo à sua RFP. Observe os detalhes do fornecedor discutindo seus clientes e histórico, bem como a garantia e outros requisitos padrão.
Além do habitual, pode ser uma boa ideia perguntar sobre grupos de usuários e fases de teste para garantir que as plataformas que você está considerando sejam completamente testadas e fazer atualizações com base na entrada real do usuário.
E um último pensamento: se alguém não facilita entrar em contato com eles de várias formas (e-mail, endereço físico, telefone …), é provável que seja uma ideia promissora tirá-los da lista.