Ufa! Reunir e detalhar esses requisitos foi muito trabalhoso – até mais do que o esperado.

Você pode pensar que a parte difícil é definir quais os requisitos que você quer em um WMS, e que a parte fácil é acha-lo através do seu mecanismo de busca de favoritos. Mas espere um minuto … há 13 milhões de resultados quando você pesquisa “sistemas de gerenciamento de armazém”. Isso pode levar algum tempo. E agora?

USE A INTERNET

Dito isto, a internet ajuda.

Você pode começar encontrando uma longa lista de fornecedores de WMS e eliminando os menos relevantes.

Alguns vão se gabar de ser o número um em distribuição farmacêutica, mas se você estiver no ramo de brinquedos, pode ser ignorado. Outros dirão que são os melhores e mais simples WMS do mercado e vendem o sistema por apenas alguns milhares de reais.

Se sua empresa movimentar mais de R$ 100 milhões por ano, este pode não ser o sistema ideal.

Evite os fornecedores que não são especialistas em WMS, pois os especialistas possuem sistemas mais robustos e preparados.

CONVERSE COM SEUS COLEGAS

Você conhece pessoas em empresas semelhantes à sua. Chame-os e pergunte o que eles usam e se estão satisfeitos com a escolha.

Quais recursos eles gostariam de ter? Eles conseguiram o apoio que esperavam? Se eles consideraram recentemente uma mudança nos sistemas, que outros WMS consideraram e por que alguns foram eliminados?

LEIA PUBLICAÇÕES ESPECÍFICAS DO TEMA

Olhe para as revistas de logística e movimentação, principalmente as on-line. Elas terão muitos anúncios e artigos sobre o WMS.

Leia sobre cases de sucesso com o WMS, se possível do mesmo ramo de negócios que o seu.

Nos sites dos fornecedores é comum se encontrar cases de sucesso dos seus clientes. Leia atentamente os artigos, mesmo que você não acredite que um determinado WMS atenda às suas necessidades.

Os escritores têm boa experiência em analisar e comparar esses sistemas, e você pode usar suas técnicas em sua pesquisa e análise.

BUSQUE INFORMAÇÕES NAS ASSOCIAÇÕES DE CLASSE

Você tem outro bom recurso em suas associações comerciais ou de classe.

A ABRALOG, por exemplo, é a Associação Brasileira de Logística, ou seja, seus associados tem necessidades semelhantes as suas.

Pergunte se há algum WMS específico que você acha que deveria considerar ou passar com base em seu conhecimento sobre sua empresa.

Também verifique se eles têm um guia para selecionar um WMS – eles provavelmente têm, e podem ter outros recursos que você pode usar.

CONVERSE COM OS NOVOS COLABORADORES

Esse novo profissional que começou no mês passado provavelmente veio de outro negócio com um depósito.

Eles usaram um WMS? Qual? Quais recursos eles acharam benéficos e o que eles sabiam que não gostavam nesse WMS?

Mesmo que não tivessem contato direto com o WMS, eles almoçaram com pessoas que o fizeram.

Essa pessoa não tem nada a ganhar e não tem nada a fazer, então seus comentários podem ter muito peso.

NÃO FIQUE PRESO DE INÍCIO AO PREÇO

* Você aprenderá que alguns WMS são terrivelmente caros.

* Se eles, de outra forma, parecem atender às suas necessidades, mantenha-os na lista.

* Eles podem ter sistemas de custo mais baixo ou fornecer valor bem acima do custo.

* Os outros clientes deles devem tê-los selecionado por um bom motivo.