Projeto
DVALOG reduz tempo de inventário e minimiza custos na operação após implantação do DataMatrix no WMS ALCIS
A DVALOG que possui o WMS ALCIS, implementou as etiquetas DataMatrix para otimizar a operação do cliente
Fundada em 2009, a DVALOG iniciou as atividades com armazenagem, operando em diversos segmentos econômicos. A empresa proporciona a seus clientes agilidade, informação e uma logística entre recebimento, manuseio e expedição. Em 2012 estendeu seus serviços na armazenagem industrial, propondo soluções logísticas do início ao fim nas entregas dos produtos expedidos.
A empresa possui 3 centros de distribuição que variam de 800 a 7.300 m² aproximadamente, localizados em Sumaré/SP, Jaboatão dos Guararapes/PE e Rio de Janeiro/RJ, atendendo clientes dos ramos de telecomunicação, alimentício, veterinário, material de construção, elétrico e promocional.
Em 2013 a empresa adquiriu o WMS ALCIS e o módulo FISCAL da ALCIS para regime de Armazém Geral. A decisão pelo WMS ALCIS foi tomada principalmente, pela indicação de outros clientes do ramo, pois procuravam um fornecedor de software que estivesse familiarizado com o mercado de operadores logísticos. “A ALCIS foi escolhida pela indicação de outros operadores que estavam trabalhando com o sistema e observamos um ganho de escala para nossos clientes, demonstrando agilidade na coleta de informações e gerenciamento das atividades”, diz Lucas Lins, coordenador ADM operacional/key user da DVALOG.
Antes do sistema ser implementado, a DVALOG tinha dificuldade de controle de estoque, principalmente em inventários e controles de lotes. Com a chegada do WMS ALCIS, os controles tornaram-se precisos, e o gerenciamento do processo mais eficiente. A produtividade também aumentou e evidenciaram uma redução efetiva em mão de obra direta.
Com uma equipe altamente qualificada, com seus processos logísticos bem definidos, e um sistema de gestão de estoque robusto, ela consegue demonstrar aos seus prospects a acurácia de seus estoques, a rastreabilidade de seus produtos no armazém e a otimização da operação. Isso levou a DVALOG a ganhar vários clientes.
Um desses clientes é uma empresa americana especialista em redes de telecomunicação, atende hoje mais de 100 clientes e opera em mais de 20 países e territórios na América Latina. Os produtos traziam uma grande dificuldade operacional à DVALOG, pois eles possuíam 8 códigos de barra, sendo, além do EAN, características específicas do produto, como DANFE, DI, entre outros.
Os operadores para manter a total rastreabilidade dos produtos, precisavam bipar 8 vezes cada um dos produtos armazenados e na ordem correta de leitura, uma vez que cada leitura preenchia um campo específico dentro do WMS ALCIS, caracterizando assim o produto em si com todas as suas diferenças. A operação se tornava muito morosa porque os operadores precisavam bipar todos esses códigos para cada produto, em todos os processos em que eles eram movimentados, ou seja, 8 vezes no recebimento, depois mais 8 na expedição, 8 no inventário, 8 na separação e 8 na conferência de separação. E claro, na ordem correta de leitura, o que muitas vezes trazia problemas, pois o operador poderia errar a ordem.
Em uma visita de qualidade de um dos profissionais da ALCIS, o problema operacional foi apresentado e após analisar a operação, o gerente de pós-vendas, sugeriu que a DVALOG implantasse o processo de leitura por etiqueta DataMatrix. Ele explicou que a ALCIS já tinha obtido sucesso com a implantação desta etiqueta em outro cliente, e que a otimização do processo era muito significativa.
O EAN 128 poderia ter sido uma opção, porém, como ele é unidimensional, e como são 8 características em cada produto, o EAN 128 teria um código de barras muito comprido e não haveria uma etiqueta que fosse compatível, por esse motivo foi descartado nas análises iniciais.
O DataMatrix é um código de barras bidimensional (parecido com o QR Code) que permite codificar informações em espaços muito menores que os códigos lineares, e agregar informações adicionais como código do produto, lote, validade, NF e muitos outros. Com uma única leitura do coletor, todas as informações são colhidas, e sem erros de sequência, pois no DataMatrix não há interferência na ordem de leitura.
Outra vantagem da utilização do DataMatrix é que ele foi adotado na DVALOG seguindo os padrões internacionais estabelecidos pela GS1. Dessa forma, o sistema do cliente também poderia ler o código de barras e recuperar todas as informações facilmente.
“Com o DataMatrix conseguimos agilizar todos os nossos processos desde o recebimento até a expedição, coletando todas as oito características do produto, que são informações extremamente importantes para o controle do material do nosso cliente”, diz Lucas Lins. “Além da agilidade, com a precisão das informações que o DataMatrix nos trouxe, passamos a realizar o inventário via coletor de forma muito ágil. Inicialmente o tempo para realizar um inventário era de 5 dias, hoje fazemos o mesmo inventário geral de estoque em 2 dias. Houve também a diminuição dos erros de informações nas etiquetas em 98%, e 50% de economia no consumo de etiquetas”, completa Lucas.
“A ALCIS possui um departamento de pós-vendas e qualidade que se preocupa em visitar seus clientes periodicamente, propondo sempre melhorias, sejam em processos, seja no próprio sistema para que eles possam otimizar ao máximo suas operações e com isso melhorar seus resultados”, diz Alessandra Di Sicco, diretora comercial da ALCIS.
O retorno de investimento da implantação do DataMatrix foi muito rápido, pois os custos operacionais como já demonstrado nas informações anteriores foram reduzidos e a operação totalmente otimizada.