Projeto

Sobre a Nitshore

Responsável pela gestão do Terminal 2 do Porto de Niterói, a Nitshore foi criada para ser referência inovadora em base offshore e operações integradas no Brasil.

A empresa oferece serviços de logística de ponta-a-ponta, com atividades de movimentação de cargas, alfandegamento para importação e exportação, armazenagens, tancagens de fluídos, abastecimento de água e combustíveis, gerenciamento de resíduos e reparos navais.

A Nitshore é a melhor opção para as operações de carga e logística para os navios que operam e atendem as plataformas nas Bacias de Campos, Santos e Espírito Santo, principalmente sendo Niterói o porto mais próximo, de apoio offshore, do Campo de Libra, o maior do pré-sal.

Com localização privilegiada, o armazém geral da Nitshore, está instalado junto a BR-101 em Guaxindiba, distante apenas a 12 km do Porto de Niterói, a 8 km do COMPERJ e a 160 km de Macaé. Com área de até 600.000 metros quadrados para armazenamento, conta com galpões de serviços, armazéns, equipamentos modernos e certificados de movimentação e transporte de cargas, além de uma equipe altamente treinada e qualificada.

Infraestrutura

Em área total integrada de 125.000 m², encontra-se o cais de 430 metros de comprimento e calado de 7,5 metros, o terminal também possui 10.000 m² de armazéns cobertos.

Plantas com tancagem de cimento, fluído de perfuração e de completação, fazem parte da infraestrutura de apoio do Terminal 1 e atendem importantes players do mercado offshore.

Possui equipamentos como: guindastes de 70t a 250t, transportadora tubular, empilhadeira de 2.5t a 16t; carretas de carga seca, caminhão tanque, caminhão vácuo, geradores, compressores, contêineres, cestas.

Por que adquiriu o WMS ALCIS?

Antes da Nitshore adquirir o WMS ALCIS ADUANEIRO, havia outro sistema implantado na operação da Nitshore. Este sistema apresentava dificuldades, além de não se adequar às normas da Receita Federal Brasileira.

Após ter problemas com a Receita Federal Brasileira, a Nitshore foi ao mercado buscar ajuda para conseguir se adequar às normas em sua plenitude.

Em 2016 a Nitshore contratou a WAR Consultoria para lhe ajudar a melhorar seus processos internos.

A WAR revisou todos os seus processos e desenvolveu novas documentações, atuou na gestão de contratos com terceiros, no apoio as defesas administrativas e jurídicas junto a RFB, e ainda aumentou seus controles internos, melhorando a produtividade do Terminal.

Em 2017 a WAR conheceu a ALCIS e a indicou para a Nitshore, por entender que a ALCIS tinha o software mais aderente às necessidades encontradas pela consultoria.

“Essa contratação resultou numa sinergia onde as três empresas trabalharam juntas para atingir os objetivos de 100% de conformidade às normas da RFB. A Nitshore pôde enfim ter a total gestão e controle dos processos internos em setembro deste ano”, diz Wolber Ârleo Rodrigues, consultor da WAR.

Quem é a ALCIS?

A ALCIS é uma empresa brasileira, localizada em São Paulo. Pioneira em sistemas para logística há 20 anos, tem como seu principal produto o WMS (software para gestão de armazém). Além do WMS ALCIS, a empresa fornece outros dois tipos de WMS, o WMS Smart e o WMS Aduaneiro, cada um é especialista em necessidades específicas.

Além do WMS, a ALCIS possui módulos e sistemas complementares à ele, como sistema para gestão de pátio, roteirizadores, sistema de voz, entre outros.
Acesse o nosso site e conheça mais as soluções que oferecemos: www.phpstack-865046-2990863.cloudwaysapps.com

Quais são as funções do WMS ALCIS Aduaneiro?

O WMS Alcis Aduaneiro é especializado em atender as demandas de um Recinto Alfandegado. Trata o Ato declaratório nº 2, assim como seu Anexo Único nos regimes de importação consumo, entreposto aduaneiro, DAC-DUB, exportação, reexportação de
entreposto e consumo, entrega antecipada, parte-lote, admissão temporária, DI Única, REDEX.

Ele trata toda a documentação desde a portaria, com uso ou não de balanças sequenciais, ocorrências, avarias, não conformidades, canais de inspeção, volumes e itens. Faz também a gestão de pátio, contêineres e uso de tomada (para container Reefer ou Cooler), possibilitando a emissão dos relatórios existentes no sistema. Atende toda a complexidade dos processos de desova, nacionalização e estufagem.

Através do módulo de Faturamento, aponta em tempo real todos os componentes da precificação de seu faturamento, permitindo a cobrança pelos serviços de forma rápida e correta.

O WMS Alcis Aduaneiro atende também aos requerimentos do ambiente aeroportuário alfandegado.

Alguns dos processos atendidos pelo WMS:

  • Captação de Cargas na Importação
  • Trânsito eletrônico de informações entre o Recinto e a Alfândega.
  • Envios: Solicitação de transferência de cargas, fechamento de DT (Declaração de Transferência), averbação, registro de
    avarias, desunitizações, indicação de faltas e avarias, FMA (carga em perdimento), cancelamentos documentais, desdobramento, desconsolidação documental, presença de carga, etc.
  • Recebimentos: Autorização para desunitização, bloqueios de carga, autorização de transferência, número de GMCI (Guia de
    Recebimento de Contêiner de Importação), GMVI (Guia de Movimentação de Volumes de Importação), tabelas oficiais (portos,
    navios, armadores, mercadorias, embalagens, etc.)
  • Cadastro de BLs.
  • EDI com a Alfândega.
  • Cadastro de Contêineres
  • Captação de Cargas na Importação – Desconsolidação
  • Cadastro de BLs FILHOTES.
  • Impressão de Guias
  • Controle de Transit-time – Entre Operador Portuário e o Recinto
  • Registro de Entrada do Contêiner
  • Registro e Avarias: Averbação, Desunitização, Desembaraço, Desdobramento de BLs.

“O software aduaneiro da ALCIS é ideal para portos. Ele tem várias funções que difere de um WMS comum e isso impacta muito na qualidade da operação. Estamos muito satisfeitos com a recomendação que fizemos para a Nitshore”, diz Wolber.

Ganhos após a implantação do WMS ALCIS Aduaneiro

“Antes da implantação do sistema Aduaneiro da Alcis, tínhamos muitos problemas com o antigo sistema. Um deles que dava muita dor de cabeça, era integração com sistema de terceiros (Balança, OCR e controle de entrada e saída de veículos e pessoas). Agora a integração é perfeita”, diz Marcelo Afonso Sampaio, gerente de TI da Nitshore.

“Me lembro quando fechei o contrato com a Nitshore, o quanto eles estavam com receio de estar trocando um sistema por outro igual, ou pior. Quando eles implementaram nosso sistema e constataram todos os ganhos, eles me ligaram, e pessoalmente elogiaram nosso produto, nossa equipe e nossa empresa. Trabalhamos duro para isso. Para nós, é um prazer fazermos parte da família Nitshore”, diz Alessandra Di Sicco, diretora comercial da Alcis.