Nas nossas reuniões de planejamento interno, ao descrevermos nossos objetivos com um WMS, usamos palavras comerciais imprecisas.
Queremos um desempenho “melhor” da expedição. Esperamos que nosso novo software “melhore” as operações.
Desejamos melhoras no desempenho de nossos profissionais. Mas, no dia seguinte, como sabemos com certeza que tudo está realmente melhorando?
MÉTRICAS
Boas empresas têm métricas confiáveis sobre os itens que impulsionam seu sucesso. Os negócios médios medem coisas que são fáceis de medir. O primeiro passo para selecionar as métricas certas do WMS, então, é entender profundamente o papel da gestão de estoque na sua organização.
A contribuição mais importante da gestão de estoque é garantir que todos os clientes tenham uma experiência de compra sem problemas? Nesse caso, você desejará se concentrar em medições externas voltadas para o cliente:
• OTIF – On Time In Full – o produto foi entregue no tempo e na quantidade correta.
• Percentual de erros nas entregas
• Percentual de devoluções e seus motivos
• Percentual da Retenção de clientes
• Tempo do ciclo do pedido – data e hora em que o pedido entrou, menos data e hora que o pedido foi expedido
Na sua organização, a gestão de estoque é vista como uma parte necessária, mas não estratégica, do negócio? Se assim for, o controle e redução de custos de custos são provavelmente seus drivers de sucesso.
Você pode querer medir as seguintes métricas usando seu WMS:
• KPIs de Produtividade
• R$ / unidade de carga enviada – esta é uma métrica poderosa se você enviar principalmente o mesmo tipo de unidade de carga (paletes, barris, caixas, etc.) Se você tiver várias unidades, as altera- ções no mix de produtos poderão inutilizar essa medida.
• Utilização da capacidade – que porcentagem dos recursos disponíveis estão sendo utilizados?
O valor do seu estoque é tão desproporcional em relação ao custo de execução do depósito que o controle de estoque determina seu sucesso? Você pode precisar rastrear:
• Acurácia de estoque
• Volumes de estoque – custo anual de mercadorias vendidas / valor de estoque
• Obsolescência de estoque – quanto estoque está sob risco financeiro de nunca ser vendido?
Esperamos que você esteja pegando alguns denominadores comuns sobre essas medições.
Primeiro, eles devem ser quantitativos. Se duas pessoas estiverem medindo o mesmo atributo, elas devem ser capazes de chegar ao mesmo resultado.
ALINHAR SUAS MÉTRICAS COM SUA ESTRATÉGIA
Em segundo lugar, as métricas do WMS precisam estar alinhadas com a missão estratégica de sua operação logística. Isso não significa que a missão não pode ser um híbrido das categorias acima (“maior satisfação possível do cliente com o menor custo possível”). Mas se o custo de operar seu armazém anualmente é de um milhão de reais, e o custo anual de perdas de estoque é de cinco milhões de reais, a produtividade provavelmente não é sua medida mais importante.
Por fim, as métricas do WMS que você usa precisam ser “acionáveis”. Se parte de suas responsabilidades na gestão do estoque for calcular o reabastecimento e evitar erros na expedição, a taxa de devoluções por erro e os giros de estoque são relevantes. Se você acabou de receber o que é enviado e enviar o que está ordenado, convém se concentrar mais nas métricas internas.
Se você não medir os resultados, nunca saberá se está melhorando.